Featured Post

O último articulado que sobreviveu em Salvador

Quem é de Salvador e tem pelo menos 15 anos de idade certamente deve se lembrar desse tipo de ônibus. É o articulado, popularmente conhecido como "sanfona", cujo tamanho pode variar entre 17,7 e 23 metros de comprimento. Essa divisória no meio marca o alongamento do chassi e, consequentemente, da carroceria, o que amplia a capacidade de transportar pessoas.

Na capital baiana, várias empresas tiveram ônibus desse tipo. Porém, a BTU só teve esse, o 3791. Chegou no ano de 1998 e rodou em várias linhas da empresa, como 1320 - Pau da Lima x Nordeste, 1356 - Nova Brasília x Potuba e 1052 - Estação Mussurunga x Barra 2, sua última linha fixa. Aos domingos, ele costumava rodar na P014 - Estação Pirajá x Itapuã, linha da antiga Operação Praia que prestava apoio à então 1355 (atual 1346), de mesmo nome.

Em 2012, o 3791 deixou a frota da BTU e foi vendido para a cidade de Juazeiro, no norte da Bahia, onde teve sua articulação removida e foi transformado em um ônibus comum. De lá para cá, nenhuma empresa de Salvador, o que inclui a própria BTU, se interessou em trazer novos ônibus articulados, ao mesmo tempo em que outras capitais nordestinas e com população menor, como Recife, Fortaleza e São Luís, investiam pesado nesse tipo de veículo. A expectativa é que eles voltem com a chegada do BRT.


Postar um comentário

0 Comentários